Reino Vegetal
Briófitas
Briófitas são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas :
Rizoides : filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
Cauloides : - pequena haste de onde partem os filoides;
Filoides : -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.

Essas estruturas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas. Faltam vasos que transportam água . Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras Tem esses vasos.Devido a falta desses vasos , a água absorvida é transportada de célula para célula ao longo do corpo vegetal .
Pteridófitas
A Palavra Pteridófita significa Feto , Planta . O corpo das pteridófitas possui raiz, caule e folha. O caule das atuais pteridófitas é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Vivem Preferencialmente em locais úmidos e com sombra .A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Em certas épocas, em baixo das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados Soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução , em cada soro são produzidos vários esporos.

Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem. Então os esporos caem no chão , esporos podem germinar e originar Protalos , que é a fase em que ocorre a fecundação e a formação do Embrião.
Gimnospermas
Gimnospermas
As gimnospermas são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio , O significado do nome é algo parecido a Semente Nu , porque não existe Proteção na semente .As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possui os Estróbilos . O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz óvulos. No interior de um óvulo maduro surge um grande esporo.
Quando um estróbilo masculino se abre e solta grandes quantidades de grãos de pólen, esses grãos se espalham no ambiente e podem ser levados pelo vento até o estróbilo feminino. Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino.Esse Tubo cresce até chegar no óvulo, e la introduz o núcleo espermático.

Angiospermas
A palavra angiosperma significa Semente Bolsa . Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do Reino Plantae .As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado , Néctar que serve de alimento para as abelhas e outros animais. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar. Órgãos que envolvem as peças reprodutoras propriamente ditas, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores. Os frutos contêm e protegem as sementes e auxiliam na dispersão na natureza. Muitas vezes eles são coloridos, suculentos e atraem animais diversos, que os utiliza como alimento. As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestivo intactas e são eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta-mãe, pelo vento, por exemplo. Isso favorece a espécie na conquista de novos territórios.

Nenhum comentário:
Postar um comentário