quarta-feira, 18 de novembro de 2015


Origem Humana 


evolução humana é a origem e a evolução do Homo sapiensA teoria criacionista foi feita a partir de conceitos judaico-cristãos que se encontram na Bíblia. “No princípio, Deus criou o céu e a terra e de religião em religião, todas acreditam que seu Deus tenha criado a tudo e a todos.

Já a teoria evolucionista baseia-se nos estudos do cientista inglês Charles Darwin, que propôs o evolucionismo em um de seus livros, “A Origem das Espécies”. De acordo com Darwin, todos os seres vivos tiveram sua evolução a partir um ancestral comum. As mudanças ocorridas e as diferenças entre as espécies deram-se pelo processo de seleção natural, no qual os indivíduos que melhor se adaptam ao meio ambiente sobrevivem, deixando descendentes, que por sua vez também sofrem alterações em seu mecanismo biológico e deixam novos descendentes formando um círculo vicioso.
Estudiosos e defensores da teoria evolucionista pregam que, em dado momento da evolução, os seres humanos e os macacos tiveram um ancestral em comum. Deste ancestral evoluíram dois grupos diferentes: um deles gerou o macaco e o outro gerou os seres humanos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015



ideias evolucionistas 


Por que as girafas atualmente possuem o pescoço comprido?

Lamarck: A girafa tem o pescoço comprido porque ela é herbívora e gosta de comer as folhas das árvores. Como as folhas mais de baixo vão acabando, ela tem que alcançar nas folhas mais altas. Aí as girafas que tem pescoço mais alto tem mais possibilidade de sobrevivência, e a seleção natural eliminou com o passar do tempo as girafas com pescoços menores. 

Já a explicação de Darwin seria de que num passado bem distante as girafas não tinham o pescoço comprido. Mas existiam diferenças entre elas; algumas tinham pescoço um pouquinho mais comprido do que as outras. Como o alimento delas ficava no alto das árvores, aquelas que tinham o pescoço um pouquinho mais comprido alcançavam melhor o alimento, sobreviviam em maior número e deixavam descendentes de pescoços como os delas


Explique a presença predominante de peixes cegos em lagos subterrâneos. 

 Por causa da caverna escura, o peixe não iria precisar usar a sua visão e acabariam ficando cegos com o passar das gerações, pois não usam essa habilidade(ao contrário da girafa que de tanto esticar o pescoço acabou com ele comprido). 


Darwin - teoria da seleção natural. Os peixes que não enxergam estão mais adaptados a conviver num local escuro do que os peixes que enxergam, já que estes estão acostumados a usar a visão para caçar. Enquanto que os cegos adquiriram outras habilidades com o passar do tempo.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015



Lamarck, o primeiro fraces a propor uma teoria sintética da evolução. que foi publicada em 1809, no livro Filosofia Zoológica. segundo ele os seres vivos provinham da matéria orgânica e evoluíam, transformando-se gradualmente ao longo de diversas gerações.
Lamarck elaborou duas leis evolucionistas que ficaram conhecidas como Lei do uso e desuso e Lei da transmissão dos caracteres adquiridos, que foram publicadas no livro "Philosophie zoologique".

A lei o desuso segundo ele ; Todos os organismos possuem órgãos e esses órgãos se desenvolvem de acordo com a necessidade de cada organismo. Se, por acaso, algum órgão não for utilizado pelo organismo, ele se atrofiará, ou seja, se tal órgão cair em desuso, ele definhará. Da mesma forma, se um órgão for muito utilizado pelo organismo, ele se desenvolverá e ganhará força. De acordo com Lamarck, as características adquiridas pela lei do uso e desuso serão transmitidas aos descendentes ao longo das gerações.

Charles Darwin o inglês que desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética; a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

criacionismo/Evolucionismo



Criacionista
Evolucionista

A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana.
-já a biblia relata que o homem surgiu após Deus ter assoprado o folego de vida das suas narinas.
.Estes são alguns pontos de vistas diferentes de cada ser tem sobre si. Mesmo por sermos criados por Deus ainda há muita gente que duvida.
-Deus criou todos os seres e tipos de especies de uma vez só.
-Segundo a Charles Robert Darwin, no seculo XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões.
E estudando isso ele viu que o homem tem uma grande semelhança entre os animais vivos e em extinção, e levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver. Com isso ele afirmou que o homem e o macaco teriam uma mesma ascendência a partir da qual as duas espécies se desenvolveram. Por isso ele “supos” que o homem é um desendente de macaco.

-os seres vivos vão se modificando, e cada vez surgindo mais coisas diferentes .

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Reino Animal

Poríferos 


Resultado de imagem para poriferosOs poríferos ou Porífera é um filo do reino Animalia , onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.Estes organismos são simples,sésseis, podem ser de água doce ou salgada, alimentam se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento  nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculo ,sistema nervoso , nem órgaos internos.


Cnidários


Resultado de imagem para poriferosCnidaria  é um filo de animais aquaticos, agrupando os organismos conhecidos pelo nome comum de cnidários, entre os quais as medusas e as alforrecas (ou águas-vivas), as caravelas, as anémonas-do-mar , os corais-moles e as Hidras de Água doce. São organismos multicelulares , com estrutura simples, providos de capsulas urticantes , maioritariamente marinhos, que habitam as costas, os fundos e as água abertas dos oceanos. O taxon inclui atualmente mais de 11 000 especies existentes .
Resultado de imagem para cnidarios imagens

Platelmintos

Platelmintos são animais do filo platyhelmintes, pertencentes ao reino Animalia. São considerados vermes,O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por musculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoçao e como esqueleto .Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cilios , relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.Esses vermes são triblasticos , acelomados. Como consequência disso, não formam completamente alguns sistemas (respiratório, digestório). Outra consequência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao intestino (para obter nutrientes).Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.

Resultado de imagem para imagens platelmintos

Nematelmintos


Os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático outerrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.
Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.




Anelidios 

O solo é uma parte da biosfera geralmente repleta de vida. Muitos dos seres vivos que habitam o interior do solo não são visíveis a olho nú, mas há outros que podem ser vistos com facilidade. Um exemplo é a minhoca. Ela vive em solo úmido, como é, geralmente, o solo fértil que serve como canteiro .A Minhoca pertence ao filo dos anelídeos - nome que inclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anéis. Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.
Resultado de imagem para anelídeos

Moluscos


Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material é acrescentado à concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peças.
Resultado de imagem para moluscos

Antrópodes 


Muitas vezes, não percebemos a presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés. A maioria desses seres é formada por animais artrópodes.Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 70% das espécies animais conhecidas.
Resultado de imagem para Artrópodes

Equinodermos 


 Os equinodermos constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endosqueleto  calcário muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome zoológico do grupo.Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. Entre os equinodermos estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, entre outros.O tamanho dos equinodermos varia bastante; o diâmetro da estrela-do-mar, por exemplo, medido de uma ponta a outra de seus braços, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.
Resultado de imagem para estrela do mar

Peixes Cartilaginosos


Os tubarõesraias e quimeras  são os vertebrados vivos mais primitivos com vértebras completas e separadas, mandíbulas móveis e barbatanas pares.
Este grupo é antigo e representado por numerosos restos fósseis. Pertencem-lhe alguns dos maiores e mais eficientes predadores marinhos. Todos possuem um esqueleto cartilagíneo, dentes especializados que se renovam ao longo da vida e uma pele densamente coberta por escamas em forma de dente.Praticamente todos são marinhos, embora existam espécies de tubarões e raias que penetram regularmente em estuários e rios, e, em regiões tropicais, espécies de água doce.
Todos os peixes cartilaginosos são predadores, embora os filtradores também ingerem fitoplâncton. Neste caso existem projeções rígidas dos arcos branquiais, que funcionam como filtros. Grande parte da sua dieta é composta por presas vivas, embora consumam igualmente cadáveres, quando disponíveis.

Peixes Ósseos

 Os peixes ósseos são o grupo mais vasto (correspondem a 9 em cada 10 espécies) e diverso de peixes atuais. Estes animais habitam todos os tipos de água, doce, salobra, salgada, quente ou fria (embora a maioria seja limitada a temperaturas entre 9 e 11ºC). Esta é a classe mais recente do ponto de vista filogenético, bem como a considerada mais evoluída.


Anfibios

A palavra anfíbio, de origem grega, significa "vida dupla", porque esses animais são capazes de viver no ambiente terrestre na fase adulta, mas dependem da água para a reprodução.Na evolução da vida no nosso planeta, os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, embora não efetivamente. Além de possuírem uma pele muito fina que não protege da desidratação, eles colocam ovos sem casca, que ficam ressecados se permanecerem fora da água ou de ambientes úmidos. Assim, esse grupo de animais, não é independente da água, já que pelo menos uma fase da vida, da maioria dos anfíbios, acontece na água e eles precisam dela para a reprodução.

Repteis 

Os répteis  abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos.A Terra já abrigou formas gigantescas de répteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais de porte relativamente menor, como os jacarés, tartarugas, cobras e lagartos.

Resultado de imagem para repteis

Aves

As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, tetrápodes,endotérmicosovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. São reconhecidas aproximadamente 9.000 espécies de aves no mundo. 
As aves conquistaram o meio terrestre de modo muito mais eficiente que os répteis. A principal característica que permitiu essa conquista foi, sem dúvida, a homeotermia, a capacidade de manter a temperatura corporal relativamente constante à custa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células.Essa característica permitiu às aves, juntamente com os mamíferos, a invasão de qualquer ambiente terrestre, inclusive os permanentemente gelados, até então não ocupados pelos outros vertebrados.As aves variam muito em seu tamanho, dos minúsculos beija-flores a espécies de grande porte como o avestruz e a ema. Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.
Resultado de imagem para aves

Mamiferos


Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio homem entre eles. Todos (com raras exceções) apresentam o corpo coberto de pêlos e têm temperatura interna constante.Os cuidados com a prole são os mais desenvolvidos do reino animal e atingem o seu clímax com a espécie humana. São, ainda, extremamente adaptáveis, modificando o seu comportamento de acordo com as condições do meio.
Resultado de imagem para mamiferos